Crise de Ansiedade foi tema do quadro Falando de Saúde

Causas, sintomas e tratamentos de um transtorno considerado o mal do século, a crise de ansiedade. Esse foi o tema do quadro Falando de Saúde desta quinta-feira, aqui na Rádio Basílica de Nazaré. Para falar um pouco mais sobre o assunto, recebemos no nosso estúdio o Psicólogo do Hapvida Saúde, André Assunção.Confira a entrevista:

O Sr. Pode esclarecer o que é a crise de ansiedade?

Geralmente achamos que a ansiedade é um transtorno que acontece durante a vida, mas não, somos ansiosos por natureza. Em alguns momentos a ansiedade pode crescer ao ponto de se tornar um transtorno de ansiedade. A crise seria o sintoma instalado da ação desse transtorno, não é uma doença propriamente dita. É considerado um transtorno, pois dentro da nomenclatura de saúde ela tem um tratamento específico que faz você equilibrar e não curar.
A sociedade considera a crise de ansiedade o mal do século, em função da cobrança da sociedade que faz com que as pessoas sejam cobradas e se cobram bem mais, seja relacionado a profissão ou à vida pessoal. Tudo o que fazemos pode promover um grau de ansiedade elevado. O ansioso é aquele que pensa no amanhã, no futuro, nunca pensa no dia de hoje. E isso faz com que ele fique preso à uma rotina ociosa que pode promover um transtorno de ansiedade. Os sintomas são avaliados pelo psicólogo ou clinico e ai é feito o diagnóstico.

Como o indivíduo pode saber que tem o transtorno ou a crise de ansiedade?
O primeiro passo é saber que todos nós somos ansiosos, é normal. Os principais sintomas da crise de ansiedade são: Suor nas mãos, tensão muscular, dor de estômago sem explicação, dor de cabeça, cansaço, irritabilidade, arritmia cardíaca e outros sintomas que o corpo reage por um fator que é psicológico.
Quando o desequilíbrio chega a um ponto de descontrole pessoal em que a pessoa já não consegue mais lidar com a própria ansiedade das coisas que acontecem no dia a dia, ou seja, dizer que algo pode acontecer amanhã e a pessoa passa a sofrer por isso. Então quando a ansiedade passa a atrapalhar a vida da pessoa, ela passa a ter um transtorno associado ao comportamento.

Quais são os tratamentos?

A ansiedade é um desequilíbrio no nosso organismo emocional. É necessário procurar um médico, psicólogo ou em casos mais graves um psiquiatra.
O primeiro passo, e o mais difícil, é Reconhecer o que você tem passado e que isso é um processo passageiro.
Que isso depende mais da sua rotina e do seu estilo de vida pra que você reconheça o que te deixa ansioso. Quando isso afeta biologicamente o indivíduo é quando o tratamento com medicamentos é indicado. Existem pessoas que têm um quadro de ansiedade maior do que o das outras pessoas, onde você percebe que tudo gira em torno de uma ansiedade, de não saber esperar etc.
Quando a ansiedade chega a um ponto patológico, a pessoa possui um descontrole social, cultural, ambiental, pessoal, emocional… e isso passa afetar todos os aspectos da vida dela.

Por isso, procure ajuda psicológica, um profissional pra detectar até que ponto você está equilibrado ou não, para que o tratamento seja executado corretamente.

admin Autor