Cuidado com a Pele no Verão foi o tema do quadro Falando de Saúde, desta quinta-feira dia 6

A dermatologista, Amanda Magno, foi a entrevistada desta quinta-feira, dia 6 de julho, no Quadro Falando de Saúde, para falar sobre os cuidados com a pele no verão. Confira as principais dicas para você aproveitar o verão de um jeito seguro e saudável:
– Temperaturas elevadas neste período e como devemos cuidar da pele nesse período? Quais os principais cuidados?
Após o verão É muito comum receber os pacientes com manchas escuras e brancas. Isso se deve à falta de proteção durante o verão. A proteção solar deve ser feita além do uso dos protetores solares que é muito importante com o fator no mínimo 30 sendo reaplicada há cada 2h. Deve ser feita com fatores físicos com o uso de chapéus e óculos escuros pra evitar o surgimento de manchas e no futuro evitar o surgimento de câncer de pele. Algumas vezes, o câncer de pele adquirido na vida adulta, pode ter sido ocasionado por muito sol durante a infância.

– E quanto ao fator do protetor solar? Qual o melhor indicado para cada tipo de pele?
O ideal é que o protetor solar seja passado no mínimo 30 min antes da exposição.
Na nossa região devemos usar o protetor diariamente. Usar a partir dos 06 meses de idade. Porque o efeito dos raios solares na pele é acumulativo, então todo o sol que você pegou na infância faz efeito quando tiver adulto, pode envelhecer precocemente.

– Quais os horários indicados para exposição ao sol, justamente, para a reposição da vitamina d; e quais os horários inapropriados para pegar sol?
O período que tem a incidência maior dos raios solares nocivos, 10h às 16h. É preciso evitar a exposição intensa e usar fator de proteção solar com fator, no mínimo, 30.

– E com as crianças? O cuidado é redobrado?
É necessário incentivar os pais a terem um cuidado maior com as crianças, nesse sentido. A gente sabe que as crianças brincam muito ao ar livre, então é preciso estar munido, sempre, de um protetor solar específico pra criança, pois é composto de menos substâncias que podem causar alergias, principalmente nas crianças que tem menos melanina, que são mais sensíveis.

Agora é com você! Aproveite o verão com segurança!

Texto: Yêda Sousa
Foto: Karol Coelho

Ascom Basílica Santuário de Nazaré

admin Autor