Esgotamento Mental é coisa séria e requer atenção

Epidemia global e típico sintoma ocasionado pelo ritmo de vida adquirido no século XXI. O Esgotamento Mental é bem diferente do stress e pode ocasionar vários problemas psicológicos e fisiológicos ao indivíduo. No quadro Falando de Saúde desta quinta-feira, dia 3, recebemos a Dra. Beatriz do Rosário Chacon, Psicóloga da Hapvida, para falar sobre o assunto.
Em função dos inúmeros compromissos e da rotina corrida, a estafa é uma inegável consequência para quem não consegue manter o equilíbrio entre as obrigações diárias e o lazer. É necessário desmistificar a irrelevância do esgotamento mental para a saúde e com antecedência tomar as providências necessárias para que não desencadeie outros problemas mais graves e afete o bem estar do indivíduo.
Um caso simples de ser entendido é o caso de um aluno que estuda durante muitas horas para uma prova de vestibular, seja em casa ou no cursinho. Segundo a psicóloga, esse desgaste mental pode fazer com que o jovem tenha dificuldades em memorizar as informações e tenha até dificuldades de concentração.
Vamos às diferenças?
Stress vs Esgotamento Mental
De acordo com a psicóloga, stress é uma reação normal do organismo do ser humano e acontece por uma descarga de adrenalina, oriundo de alguma eventualidade na vida da pessoa. Já o esgotamento mental é ocasionado por uma sequência de momentos estressantes e é como se o corpo recebesse uma carga de adrenalina constantemente que não está preparado para receber. Os sintomas são visíveis. “Começa com dores de cabeça frequentes e até mesmo o aparecimento de placas arroxeadas pelo corpo, problemas gástricos como gastrite, refluxo e mudança de humor abrupta, além de doenças cardiovasculares”, explicou.
Depressão vs Esgotamento Mental
Há diferença, também, entre os sintomas da depressão que muitas vezes são confundidos com o esgotamento mental e para o diagnóstico correto é necessário ter o acompanhamento profissional. O esgotamento mental pode desencadear um quadro depressivo. “A depressão é caracterizada pela apatia que resulta na falta de prazer pelas atividades cotidianas e com tristezas sem motivos aparentes é um sinal de depressão”, explicou.

admin Autor