Instituto Pará Resgate visita a Rádio Basílica de Nazaré

Na manhã desta sexta-feira (13), recebemos no estúdio da Rádio basílica de Nazaré, o Instituo Pará Resgate.
Fundado há 7 anos a partir de uma necessidade percebida dentro das comunidades carentes do estado, com foco primeiramente no trabalho social, de disseminar o conhecimento de prevenção aos moradores dessas áreas, o instituto também atua nas procissões oficiais do Círio de Nazaré.
É de suma importância que seja trabalhada, de forma mais acentuada, o cuidado com a saúde dos cidadãos. “Nós precisamos fazer com que a comunidade, a população, tenha um conhecimento de onde vive, das necessidades, das precauções que tem que ter na área de saúde” reforça Henry Brandão, presidente do instituto, que também fala dos cuidados e atenção a doenças que não são consideradas tão graves e que podem ser facilmente evitadas “o que a gente percebe são crianças com doenças básicas devido andarem descalças na rua. Então a gente faz o preventivo e chamamos os pais para pedir que eles mantenham os filhos calçados, para evitar febre, evitar que furem o dedo ou qualquer outro tipo de implicação, por exemplo, uma gripe simples que pode se transformar em algo mais complexo como uma pneumonia”.
Os jovens são os mais interessados nesses trabalhos, eles buscam conhecimento sobre saúde, primeiros socorros, resgate e treinam dentro das unidades de remoção do Pará Resgate.
Ainda segundo Henry, a partir de janeiro de 2018, será realizada uma campanha que tem como objetivo unir os grupos que atuam nas romarias oficiais do Círio de Nazaré, por conta da falta de reconhecimento de algumas outras instituições.
Durante a entrevista, foi ressaltada a importância de ter pessoas especializadas para dar atenção aos fieis que precisam de atendimento durante as romarias, seja com algo simples como água ou um atendimento mais específico dentro da área de saúde.
Além de trabalhar com resgate, também são realizadas ações de solidariedade e cidadania, inclusão, palestras de profissionais e até mesmo estudantes.
Atualmente a instituição conta com 1.900 voluntários atuando no estado e leva atendimento para mais de 68 comunidades. O instituto também oferece cursos e treinamentos.
Texto e fotos: Karol Coelho – ASCOM Basílica Santuário de Nazaré
Serviço:
Sede: João Paulo II, entre Barão do Triunfo e Angustura, 1380
Número: (91) 9 8230-0002

admin Autor